segunda-feira, 27 de março de 2017

DIÁRIO DE AULA 7

AULA 7

Segunda-feira, 13 de março de 2017.

Começamos a aula de hoje com a revisão da aula passada, compreendendo que a visão de mundo  pode-se considerar  aquela onde  verifica-se a relação da análise da subjetividade e objetividade.
- A relação texto/imagem: exercitando a ressignificação - é o assunto abordado na aula, em que o termo representa a configuração de novos conhecimentos através do que se pode perceber em relação a leitura e escrita, texto/imagem, onde a interpretação e compreensão de ambas é muito importante para se ter uma visão crítica, dos valores diversificados, e contemporâneos.
  Ao nos deparar com uma imagem sem texto, talvez não saberemos o ela significa, pela razão de não fazer  sentido, ou pelo contrário, ou associar a imagem a algo que já conhecemos, mas mesmo assim precisaremos entender o que está querendo ser passado, com isso precisamos de um texto para melhor identificar.
A relação texto/ imagem se objetiva em três modos de identificação de imagem e texto que corresponde a sua integração. 1) ancoragem > texto apoiando imagem; 2) ilustração > imagem apoiando texto; 3) relay > texto e imagens são complementares.
Para isso é necessário compreender o significado do layout e mensagem de acordo com a fusão e integração de imagem-texto. Pudemos reconhecer essas relações numa atividade em sala com a demonstração de texto-imagem de revistas e jornais. Foi surpreendente.
Contudo, a aula foi bastante reflexiva, pude explorar a minha capacidade de interpretação, talvez eu tenha acertado ou errado, mas o que importa é que estou podendo aprender cada vez mais.































Enfim, a continuação da aula foi com as apresentações das leituras, onde eu pude falar um pouco sobre o livro que tinha lido, Era uma vez um rio, de Martha Azevedo Pannunzio, literatura infant-juvenil, retrata a narração de um menino chamado Guto que conta sua emocionante história de paixão por um rio onde morava numa cidade rural,e sua vida escolar e adulta,que também atenta para o comprometimento do meio ambiente.












Confesso que fiquei bastante nervosa, e isso estava tão visível, mas tudo bem...espero melhorar!


E próxima aula será prova!






















Um comentário:

  1. Maria Claudia,

    Adorei a relação texto/imagem que você criou em seu diário. Vou lê-lo na próxima aula!!!!

    Obrigada

    ResponderExcluir